sábado, 29 de outubro de 2011

O Preço do Amanhã


Um dia, quando estivermos velhos ou nos sentindo de tal forma, enxergaremos o mundo com outros olhos. Me arrependerei de algumas coisas que deixei de fazer, algumas palavras que deixei de falar... ou por não ter coragem suficiente pra abandonar alguns vícios.
Meus olhinhos estarão denegridos pelo tempo e enxergarei "pequeno", pois eles não estarão abertos da mesma forma. Não significa que por isso deixarei de notar algumas coisas, pois nesta idade, me sinto mais aguçada em tudo. Vou amar toda essa juventude, identidade, diferença, que marcará o mundo de "depois". Meus netinhos serão loiros, negros, índios, ruivos, de manha indolor. Sentada estarei refletindo sobre os meus filhos, sua criação e possíveis casamentos. Estarei gordinha, de mãos macias, óculos bonitos e costurando. Desde os 12 anos, já tinha essa vontade e poderei realizá-la estando calma e perspicaz.
Do meu lado, terá um "velho moço", 2 anos mais velho. Como a maioria, não estarei viúva, pois martelei por muito tempo que esse querido não deveria deixar de procurar um médico, mesmo que causasse várias brigas. Hoje tenho ele comigo. Com o tempo tivemos diversas realizações, como acontece com todo mundo, nem sempre foi do jeito que planejamos, mas no final deu tudo certo. Não houve dia ou momento que questionei esse tipo de coisa que ninguém sabe responder.
Eu nem sei dizer se fui tudo aquilo que queria, mas fui tudo aquilo que pude ser.

Não há tinta que esconda os cabelos realmente brancos, remédio que cure as reais doenças do coração, não há telefonema que esconda uma mentira, música nova que interrompa a clássica. Não há dor que dure pra sempre, nem ódio. Um dia todo mundo perdoa, mesmo que seja decorrente de uma tal consciência pesada.
Devemos deixar as pessoas com palavras bondosas e sinceras, com boas ações, fazendo tudo que nossos limites nos permitem. A única certeza é a morte. E talvez, antes dela, o preço que você pode e deve pagar pelo seu "amanhã" de daqui 30 anos, quando estiver com a vida formada.

Quando estes anos se passarem, nem sei se estarei deixada de lado. Eu não sei o que me aguarda neste dia de Hoje, daqui algumas horas.

E se você receber a notícia que vai morrer dentro de um mês?
Doaria o seu dinheiro? Visitaria todas as pessoas que ama?
Viajaria? Beijaria? Choraria? Contaria mais piadas?

A verdade é que damos o devido valor nas coisas, quando se estipula um tempo para realizá-las. Podemos fazer todas as nossas vontades hoje, e criar algumas amanhã. Guiar novos caminhos, objetivos, fazer mais pessoas felizes. Não existe necessidade em ouvir que você tem um LIMITE de tempo na vida para VIVER e espalhar sua VIVACIDADE. =)

Acredite! O dia de hoje é muito longo, e nele pode haver diversas realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário